30 anos de história: Lenny Niemeyer fala sobre o sucesso da grife
A paulista fundou a própria marca de beachwear no Rio de Janeiro, e consagrou-se como uma das estilistas mais renomadas do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das marcas mais renomadas do Brasil, a Lenny Niemeyer completa três décadas de história. Natural de São Paulo, a estilista fundou a própria etiqueta, focada em beachwear, no Rio de Janeiro. O lifestyle carioca está presente no DNA da grife, que atualmente contempla biquínis e maiôs, além de moda pós-praia, com roupas, bolsas e sapatos. Uma linha infantil também está no repertório. Em entrevista à coluna, a designer contou detalhes sobre a trajetória e falou sobre o futuro da label.
Vem conferir!
A carreira de estilista de Lenny Niemeyer começou em 1979, com a produção de biquínis para etiquetas como Fiorucci, Bee, Richards e Andrea Saletto. Foi em 1991 que ela decidiu criar a própria marca. A primeira loja foi inaugurada no bairro de Ipanema, na capital carioca.
“Comemorar é sempre importante, e esses 30 anos celebram a sensação de um trabalho bem realizado, de muito orgulho e de uma trajetória de bastante aprendizado e de trabalho em equipe. Sou muito grata às pessoas que compartilharam esse legado comigo!”, celebra a idealizadora.
Atualmente, a marca homônima tem e-commerce e 20 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Além do Rio de Janeiro, há espaços físicos em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Curitiba, Bahia e Brasília. As criações também estão em cerca de 200 multimarcas. Para completar, a grife exporta para países como Estados Unidos, Haiti, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Rússia, Itália e Portugal.
O aniversário também engloba o lançamento da coleção de verão 2022, que traz tecidos em fibras naturais, com tingimento artesanal e em escala manual. O compilado também inclui uma linha de matérias-primas 100% sustentáveis.
“Para a coleção de 30 anos, procurei revisitar tudo o que fizemos no decorrer de todos esses anos, trazendo um olhar de futuro com o que tivemos de maior impacto em nossas coleções. Tudo parte do desejo de contar uma história que emocione e que faça sentido”, explica Lenny Niemeyer.
Confira o bate-papo com Lenny Niemeyer:
Por que você decidiu focar no beachwear?
Lenny Niemeyer: Ao chegar no Rio de Janeiro, em 1979, vi a oportunidade de desenhar uma moda beachwear inspirada no lifestyle carioca. Porém, com uma modelagem mais ampla e pensada para mulheres que desejavam um produto mais sofisticado e comportado; uma praia chique, que caminhasse da areia para o pós-praia.
Como você definiria o DNA da Lenny Niemeyer?
É o meu estado de espírito! Eu definiria o nosso DNA pelo lifestyle sofisticado, descomplicado e cosmopolita. Nossos produtos são pensados de forma versátil e funcional, para atender mulheres de todos os corpos e idades, podendo ser usados em diversas ocasiões.
De onde vêm as suas inspirações e como funciona o seu processo criativo?
As minhas inspirações vêm de diversos lugares, de minhas vivências e de pesquisas que tenho como referencial. Tenho uma conexão visual muito forte com a botânica, a arquitetura, as artes e o náutico. O processo criativo da marca é feito a muitas mãos e de maneira colaborativa, com meu time de estilo, artes e marketing.
Em geral, o que mudou na marca em três décadas de trajetória?
Sem dúvidas, a grande mudança foi ampliar a construção da moda pós-praia, com peças descomplicadas e confortáveis, que permitem serem usadas em diferentes ocasiões e lugares.
Como a pandemia impactou a grife?
Aceleramos o digital dentro da empresa! Demos espaço ao desenvolvimento do e-commerce, acreditamos muito na experiência das lojas físicas, e hoje o que buscamos cada vez mais é integrar a experiência de compra física no digital. Nossas clientes amam visitar nossas lojas. Nesse sentido, a experiência digital precisar estar do tamanho da entrega que elas esperam.
Os planos para o futuro são promissores. “Quero continuar trabalhando e acompanhando as mudanças na marca de forma bastante consciente, tenho o desejo de desenvolver linhas cada dez mais sustentáveis e responsáveis”, conta.
“Além disso, pretendo abrir lojas em pontos estratégicos do brasil, consolidando a marca no mercado exterior e continuar a aceleração digital são alguns dos planos compartilhados por mim junto ao meu time”, conclui Lenny Niemeyer.
Colaborou Rebeca Ligabue