metropoles.com

X ou Moraes: com quem a AGU se alinhará em manifestação ao STF

Ministro Nunes Marques deu prazo de cinco dias para AGU e PGR se manifestarem em ação que questiona suspensão do X no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
STF supremo tribunal federal rede social ex twitter X Elon Musk bloqueio brasil Metropoles 4
1 de 1 STF supremo tribunal federal rede social ex twitter X Elon Musk bloqueio brasil Metropoles 4 - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O ministro do STF Nunes Marques deu prazo de cinco dias para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestem na ação em que o Partido Novo questiona o bloqueio do X no Brasil. O prazo se encerra nesta semana.

Segundo apurou a coluna, o parecer da AGU deve ir contra o X e a favor da decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes que baniu a rede social no país. Moraes determinou o bloqueio após a plataforma se recusar a indicar representante legal no Brasil, como prevê a legislação.

3 imagens
X no Brasil
Bolsonaro criticou a notícia, afirmando que o indiciamento será feito pela “PF criativa do Alexandre”
1 de 3

Elon Musk

Getty Images
2 de 3

X no Brasil

Wey Alves/Metropoles @weyalves_
3 de 3

Bolsonaro criticou a notícia, afirmando que o indiciamento será feito pela “PF criativa do Alexandre”

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, por sua vez, tem feito mistério quanto ao conteúdo de sua manifestação. A interlocutores Gonet tem se limitado a dizer que será um “parecer técnico”. Gonet, vale lembrar, concordou com a decisão de Moraes de suspender o X.

Em decisão na semana passada, Nunes Marques não só pediu manifestação da PGR e da AGU como defendeu que o caso seja analisado no plenário do Supremo, por se tratar de uma ação que questiona decisão tomada por Moraes e referendada pela Primeira Turma da Corte.

“A controvérsia constitucional veiculada nesta arguição é sensível e dotada de especial repercussão para a ordem pública e social, de modo que reputo pertinente submetê-la à apreciação e ao pronunciamento do Plenário do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro na decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?