Vieira fala com chanceleres de Egito e Israel pela 2ª vez sobre Gaza
Ministro Mauro Vieira ligou pela 2ª vez para os chanceleres de Egito e Israel na tentativa de retirar brasileiros que estão na Faixa de Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, voltou a falar com os chanceleres de Israel e do Egito nesta semana, para negociar a retirada dos brasileiros que querem deixar a Faixa de Gaza devido ao conflito com o Hamas.
A conversa com Eli Cohen, chanceler de Israel, aconteceu na quarta-feira (18/10) e não consta na agenda oficial de Vieira. Foi o segundo contato entre eles em uma semana. Como mostrou a coluna, os dois já tinham se falado na sexta-feira (13/10).
Já a segunda ligação de Vieira para o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, aconteceu na terça-feira (17/10). O primeiro contato entre eles foi na quarta-feira (11/10), quando acertaram que a saída dos brasileiros de Gaza seria pela fronteira com o Egito.
O chanceler brasileiro ainda busca a melhor maneira de retirar os cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e querem deixar o local. A região é controlada pelo grupo fundamentalista Hamas e é alvo de bombardeiros de Israel.
Nessa quarta-feira, Viera admitiu que ainda não sabe quando a fronteira será aberta para a passagem de ajuda humanitária e a retirada de estrangeiros que se encontram em Gaza. A declaração foi dada em entrevista coletiva no Itamaraty.
“Não há uma perspectiva. Estamos desde o início pedindo que, inclusive não sendo tão numeroso o [número] de brasileiros que estão lá, que seja feito da forma mais rápida no momento que for aberta a passagem para todos”, declarou Vieira.