metropoles.com

Reunião de Vieira com embaixador em Israel fica para próxima semana

Reunião entre Mauro Vieira e embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, só ocorrerá na próxima semana por causa da agenda do chanceler

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Márcio Batista/MRE
imagem colorida mostra ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira - Metrópoles - Foto: Márcio Batista/MRE

Previsto para o final da semana passada, o encontro oficial entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, só deve acontecer agora na próxima semana. O motivo seria a agenda do chanceler brasileiro.

Chamado de volta ao Brasil para consultas na segunda-feira (19/2), o embaixador chegou ao país na noite da quarta-feira (21/2). Vieira, porém, passou a quinta-feira (22/2) e a sexta-feira (23/2) focado nas reuniões com outros chanceleres G20, no Rio de Janeiro.

Na noite da própria sexta, o ministro embarcou para os Emirados Árabes, para um encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele retorna ao Brasil no meio desta semana e já viaja novamente para acompanhar o presidente Lula em viagem internacional.

O chanceler acompanhará o presidente na reunião dos países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em São Vicente e Granadinas, país do Caribe. Lula e Vieira ao Brasil só devem retornar ao Brasil no fim de semana.

Na quinta, o chanceler e o embaixador do Brasil em Israel chegaram a se encontra rapidamente na Marina da Glória, local onde ocorreram as reuniões do G20, na capital fluminense. Os dois porém, apenas se cumprimentaram, sem uma conversa mais longa.

Integrantes do Itamaraty ressaltam que, embora ainda não tenham tido uma reunião oficial, Vieira e Meyer mantêm contato frequente por telefone sobre a crise diplomática entre Brasil e Israel, deflagrada após Lula comparar a morte de palestinos em Gaza ao Holocautos.

Diplomatas ouvidos pela coluna lembram que, na diplomacia, chamar um embaixador de volta para consultas é, sobretudo, um gesto para demonstrar insatisfação com o outro país. A reunião do chanceler com o embaixador seria secundária nesse contexto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?