Vice-presidente do União Brasil se reúne com Bolsonaro para discutir 2º turno
Antônio Rueda participou de reunião no Palácio da Alvorada em que presidente definiu estratégia para o segundo turno
atualizado
Compartilhar notícia
Vice-presidente nacional do União Brasil, o advogado Antônio Rueda participou de reunião com Jair Bolsonaro e aliados do presidente, na tarde dessa terça-feira (3/10), no Palácio da Alvorada.
O encontro serviu para Bolsonaro discutir com auxiliares e aliados as estratégias de comunicação e de enfrentamento jurídico e político para a campanha do segundo turno contra o ex-presidente Lula.
Na reunião, foram debatidas, em especial, estratégias para angariar apoio a Bolsonaro de governadores eleitos e outros candidatos a governo que também disputam o segundo turno em seus estados.
Os principais alvos serão o ex-prefeito ACM Neto (União), que disputa o segundo turno do governo da Bahia contra Jerónimo Rodrigues (PT), e os governadores reeleitos Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO).
Segundo relatos, Rueda não prometeu apoio oficial do União Brasil a Bolsonaro no segundo turno. Ele ressaltou, porém, ser natural uma aproximação da bancada da sigla no Congresso com o presidente.
O advogado, considerado braço direito do presidente do União Brasil, Luciano Bivar, ressaltou que a maior parte dos parlamentares da legenda já fez campanha no primeiro turno defendendo Bolsonaro.
O União Brasil é resultado da fusão entre o DEM e o PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu em 2018. O presidente, porém, deixou a sigla em 2019, após brigar com Bivar, que se tornou seu adversário.
Presenças
Além de Rueda e Bolsonaro, participaram da reunião os ex-ministros Damares Alves, Tarcísio de Freitas e João Roma e os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Fábio Faria (Comunicações).
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e integrantes da ala ideológica também estavam presentes no encontro. Entre eles, o olavista Filipe Martins, assessor para Assuntos Internacionais.
Participaram ainda da reunião membros do marketing da campanha e os três filhos do presidente: o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.