metropoles.com

Vice-líder de Lula quer prisão para agente público que aceitar presente

Vice-líder de Lula, deputado apresenta projeto que prevê prisão de até 12 anos para agente público que aceitar presente exorbitante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara/ reprodução
deputado pedro paulo taxação super-ricos
1 de 1 deputado pedro paulo taxação super-ricos - Foto: Agência Câmara/ reprodução

Vice-líder do governo Lula na Câmara, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) apresentou na sexta-feira (10/3) um projeto de lei que pode levar à prisão agentes públicos que receberem presentes exorbitantes, como foi o caso das joias recebidas por Jair Bolsonaro da Arábia Saudita.

Pelo texto do parlamentar, “aceitar presentes, receber brindes e hospitalidades exorbitantes ou não compatíveis com o exercício da função, em proveito próprio ou alheio” teria uma pena de dois a 12 anos de prisão.

Na proposta, Pedro Paulo também sugere que brindes lícitos recebidos por agentes públicos, mas que ultrapassem o valor de US$ 1.000 sejam tributados nas alfândegas brasileiras. O projeto ainda veta o recebimento de presentes vindo de quem “tenha interesse em decisão ou ação” do agente público.

“Espera-se ainda mais dos agentes públicos de alto escalão, que recebem representantes, defensores de interesses diversos, lobistas e demais interessados na condução do Governo. Contudo, são esses os que, usualmente, frustram o cidadão, principalmente na condução dos negócios e interesses do país”, justifica o deputado.

O projeto foi protocolado na Câmara após a revelação de que o então presidente Jair Bolsonaro recebeu dois conjuntos de joias como presente da realeza da Arábia Saudita.

Um dos conjuntos, avaliado em cerca de R$ 16 milhões, tinha joias para a primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas foi apreendido pela Receita Federal na aduana do aeroporto de Guarulhos. O outro, destinado ao próprio Bolsonaro, está em posse do ex-presidente, que o incorporou a seu acervo pessoal.

Confira a íntegra da proposta:

PL-1055-2023 by Gustavo Zucchi on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?