Vice da Câmara aproveita ausência de Lira para se cacifar para 2025
Comandando a Câmara na ausência de Lira, Marcos Pereira quer semana “exemplar” para mostrar como seria sua gestão na presidência da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
Vice-presidente da Câmara, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) tem usado a semana sem Arthur Lira (PP-AL), que está nos Estados Unidos, para tentar se credenciar junto aos colegas à sucessão do comando da Casa, em 2025.
Segundo aliados, Pereira atua para que os trabalhos da Câmara nesta semana, que serão comandado por ele, sejam “exemplares”. Seria uma forma de mostrar aos outros deputados como seria a possível gestão dele como presidente da Casa.
Por exemplo, a ordem de Pereira foi para que as votações em plenário comecem no horário prometido das 17h, sem os costumeiros atrasos que marcam a maioria das sessões deliberativas da Câmara ao longo de várias gestões.
Presidente nacional do Republicanos, Pereira é um dos nomes que se movimentam nos bastidores em busca de apoio para suceder Lira na presidência da Câmara. Ele disputa o posto com outros caciques “pesos-pesados” da Casa.
Dentre eles, estão os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA), considerado braço-direito de Lira, e Antonio Brito (PSD-BA), aposta de Gilberto Kassab para ser o futuro presidente da Câmara dos Deputados em 2025.
Lira ainda tem quase um ano e meio de mandato pela frente. A próxima eleição para a mesa diretora da Casa será em fevereiro de 2025, quando encerra o mandato do atual presidente da Câmara, sem possibilidade de reeleição.