metropoles.com

Valdemar e Bolsonaro discutem lançar astronauta à Prefeitura de SP

Candidatura do astronauta à Prefeitura de São Paulo em 2024 foi discutida por Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro em reunião na terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto declara oposição do PL ao governo do presidente eleito Lula durante coletiva de imprnesa. Ele fala em microfone, gesticulando e com painel atrás nas cores verde e amarelo - Metrópoles
1 de 1 Presidente do PL, Valdemar Costa Neto declara oposição do PL ao governo do presidente eleito Lula durante coletiva de imprnesa. Ele fala em microfone, gesticulando e com painel atrás nas cores verde e amarelo - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Irritado com Ricardo Salles, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, passou a articular nos bastidores a candidatura do senador e astronauta Marcos Pontes (PL-SP) à Prefeitura de São Paulo em 2024.

O assunto foi discutido por Valdemar com o ex-presidente Jair Bolsonaro durante reunião nessa terça-feira (23/5), em Brasília. Bolsonaro teria demonstrado simpatia pela ideia.

Segundo aliados, Valdemar reclamou com Bolsonaro dos recentes ataques à cúpula do PL feitos por Salles, que tenta se viabilizar como o candidato da sigla a prefeito da capital paulista no próximo ano.

A crítica mais recente que irritou Valdemar foi feita por Salles durante uma entrevista à emissora Jovem Pan, na manhã de terça. Nela, o ex-ministro acusou o PL de “fisiologismo” em São Paulo.

Salles afirmou que o partido apoia a gestão do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que é candidato à reeleição, apenas em troca de cargos. “É uma troca fisiológica, pura e simplesmente”, disparou.

Fator Boulos

Além da irritação com Salles, Valdemar avaliou a Bolsonaro que o ex-ministro tem poucas chances de vencer o Guilherme Boulos (PSol), líder das pesquisas de intenção de voto à prefeitura de São Paulo até agora.

O presidente do PL acredita que Salles não chegaria sequer ao segundo turno contra Boulos. Já o astronauta teria uma rejeição menor, por ser considerado menos radical que o ex-ministro do Meio Ambiente.

Nas eleições de 2022, vale lembrar, Bolsonaro perdeu para Lula na capital paulista. Nesse cenário, a avaliação do PL é de que somente um candidato mais ao centro teria chances de derrotar a esquerda na cidade em 2024.

E sobre o atual prefeito? Por ora, Valdemar tem dito internamente que o PL só discutirá apoio a reeleição de Ricardo Nunes se o emedebista se mostrar viável eleitoralmente, o que ainda não aconteceu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?