Valdemar e Bolsonaro discutem lançar astronauta à Prefeitura de SP
Candidatura do astronauta à Prefeitura de São Paulo em 2024 foi discutida por Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro em reunião na terça-feira
atualizado
Compartilhar notícia
![Presidente do PL, Valdemar Costa Neto declara oposição do PL ao governo do presidente eleito Lula durante coletiva de imprnesa. Ele fala em microfone, gesticulando e com painel atrás nas cores verde e amarelo - Metrópoles](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2022/11/08154020/WhatsApp-Image-2022-11-08-at-15.21.54-1.jpeg)
Irritado com Ricardo Salles, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, passou a articular nos bastidores a candidatura do senador e astronauta Marcos Pontes (PL-SP) à Prefeitura de São Paulo em 2024.
O assunto foi discutido por Valdemar com o ex-presidente Jair Bolsonaro durante reunião nessa terça-feira (23/5), em Brasília. Bolsonaro teria demonstrado simpatia pela ideia.
Segundo aliados, Valdemar reclamou com Bolsonaro dos recentes ataques à cúpula do PL feitos por Salles, que tenta se viabilizar como o candidato da sigla a prefeito da capital paulista no próximo ano.
A crítica mais recente que irritou Valdemar foi feita por Salles durante uma entrevista à emissora Jovem Pan, na manhã de terça. Nela, o ex-ministro acusou o PL de “fisiologismo” em São Paulo.
Salles afirmou que o partido apoia a gestão do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que é candidato à reeleição, apenas em troca de cargos. “É uma troca fisiológica, pura e simplesmente”, disparou.
Fator Boulos
Além da irritação com Salles, Valdemar avaliou a Bolsonaro que o ex-ministro tem poucas chances de vencer o Guilherme Boulos (PSol), líder das pesquisas de intenção de voto à prefeitura de São Paulo até agora.
O presidente do PL acredita que Salles não chegaria sequer ao segundo turno contra Boulos. Já o astronauta teria uma rejeição menor, por ser considerado menos radical que o ex-ministro do Meio Ambiente.
Nas eleições de 2022, vale lembrar, Bolsonaro perdeu para Lula na capital paulista. Nesse cenário, a avaliação do PL é de que somente um candidato mais ao centro teria chances de derrotar a esquerda na cidade em 2024.
E sobre o atual prefeito? Por ora, Valdemar tem dito internamente que o PL só discutirá apoio a reeleição de Ricardo Nunes se o emedebista se mostrar viável eleitoralmente, o que ainda não aconteceu.