metropoles.com

Valdemar acha que elegerá mais deputados com Bolsonaro do que com Lula

Presidente do PL se reuniu com parlamentares do partido na quarta-feira (20/10) para discutir a possível filiação de Jair Bolsonaro à sigla

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
Presidente do PL, Valdemar da Costa Neto
1 de 1 Presidente do PL, Valdemar da Costa Neto - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Presidente nacional do PL, um dos maiores partidos do Centrão, o ex-deputado Valdemar Costa Neto se reuniu com parlamentares da sigla na noite de quarta-feira (20/10), em Brasília, para discutir a possível filiação do presidente Jair Bolsonaro à legenda.

A conversa aconteceu na casa do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e teve, entre os presentes, o senador Jorginho Mello (PL-SC), a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, que é filiada à sigla, e a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF).

Nas conversas com correligionários, Valdemar é pragmático. Deixa claro que quer usar a filiação de Bolsonaro para tentar aumentar a bancada do PL na Câmara dos Deputados em 2022, o que significará mais recursos do fundo partidário para a sigla.

Segundo aliados, Valdemar faz a seguinte conta: se a legenda que comanda apoiar o ex-presidente Lula na disputa pelo Planalto, conseguirá eleger cerca de 30 deputados federais; já com Bolsonaro filiado ao PL, esse número chegaria a 60 parlamentares.

Nessa conta, estão os nomes ligados ao PL e os cerca de 20 deputados federais bolsonaristas, a maioria ainda filiada ao PSL, que deverão acompanhar o presidente da República no novo partido que ele escolher para disputar a reeleição no próximo ano.

E se o PL apoiar Bolsonaro, e Lula ganhar a disputa? Valdemar não vê problemas. Ele já deixou claro a aliados que a sigla será governo quem quer que seja o eleito. E que quanto mais deputados tiver, maior será o poder de barganha do partido junto ao governo.

Conversa com Bolsonaro

O dirigente do PL já tratou da possível filiação de Bolsonaro à legenda diretamente com o presidente da República. Uma das últimas conversas ocorreu no dia 6 de outubro, quando os dois se reuniram fora da agenda no Palácio do Planalto.

Bolsonaro, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre seu futuro partidário. Como mostrou a coluna, o presidente tem dito a aliados estar “noivo” do Progressistas do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e ter um “affair” com o PL de Valdemar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?