metropoles.com

União vê situação de Moro como “irreversível”

Lideranças do União Brasil acreditam que o senador Sergio Moro não escapará de cassação e inelegibilidade em julgamento da Justiça Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
Imagem colorida de Sergio Moro de terno, em plenário, com dedos cruzados julgamento
1 de 1 Imagem colorida de Sergio Moro de terno, em plenário, com dedos cruzados julgamento - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Lideranças do União Brasil estão descrentes com a possibilidade de Sergio Moro (União-PR), alvo de duas ações pedindo a cassação de seu mandato de senador, escapar de uma punição severa da Justiça Eleitoral.

Nas apostas de caciques do partido, Moro está diante de uma situação “irreversível”. A previsão é de que ele não apenas perderá seu mandato, como ainda deverá ficar inelegível pelos próximos oito anos, até 2032.

No julgamento, há algumas possibilidade para o futuro de Moro. Ele pode, por exemplo, ter o mandato cassado e não ficar inelegível. Algo que lideranças do União não acreditam que aconteça.

Sem mandato e sem poder concorrer, Moro ainda teria dificuldades para buscar um espaço dentro do União. Em dois anos de mandato, segundo lideranças, o ex-juiz não buscou se aproximar da vida partidária na legenda.

Vaga de Moro

Caso a chapa de Moro seja cassada, o União deverá lançar como candidata a deputada federal Rosângela Moro (União-SP), esposa do ex-juiz da Lava Jato, que mudou o domicílio eleitoral para o Paraná.

Outra possibilidade para que o partido mantenha uma das vagas de senador pelo Paraná é que a chapa não seja cassada como um todo, como pediu o Ministério Público Eleitoral do estado no julgamento.

Caso a chapa não seja cassada, os dois suplentes de Moro, o advogado Luis Felipe Cunha e o empresário Ricardo Guerra, são filiados ao União Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?