metropoles.com

União Brasil teme influência de Bolsonaro contra Caiado no TSE

Caciques do União Brasil temem que Jair Bolsonaro influencie negativamente julgamento da inelegibilidade do governador Ronaldo Caiado no TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
Justiça Imagem colorida de Ronaldo Caiado em entrevista ao Metrópoles
1 de 1 Justiça Imagem colorida de Ronaldo Caiado em entrevista ao Metrópoles - Foto: <p>Vinícius Schmidt/Metrópoles<br /> @vinicius.foto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Lideranças do União Brasil temem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) influencie negativamente o futuro julgamento da inelegibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, no TSE.

Caiado, como noticiou o Metrópoles, foi tornado inelegível por oito anos pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia, em decisão divulgada na última quarta-feira (11/12).

4 imagens
Ronaldo Caiado quer se candidatar à Presidência da República
Decisão do TRE tornou Caiado inelegível por 8 anos
Ronaldo Caiado é governador pelo União Brasil
1 de 4

A Justiça Eleitoral deixou o governador Ronaldo Caiado inelegível

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
2 de 4

Ronaldo Caiado quer se candidatar à Presidência da República

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
3 de 4

Decisão do TRE tornou Caiado inelegível por 8 anos

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
4 de 4

Ronaldo Caiado é governador pelo União Brasil

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

O governador já anunciou que vai recorrer da decisão e aposta que conseguirá derrubar a inelegibilidade no TRE de Goiás. O Ministério Público Eleitoral, no entanto, poderá recorrer e levar o processo ao TSE.

Pelas contas de caciques do União Brasil, o caso deve ser julgado pelo TSE apenas quando a Corte estiver sendo presidida por dois ministros indicados por Jair Bolsonaro: Nunes Marques e André Mendonça.

Nunes Marques assumirá o comando do TSE em junho de 2026. Portanto, presidirá a Corte Eleitoral durante as eleições de 2026. Já Mendonça, hoje suplente na Corte, será o vice-presidente do tribunal.

Bolsonaro pode atrapalhar Caiado no TSE?

O temor dos aliados de Caiado é de que Jair Bolsonaro atue de alguma forma junto a Nunes Marques para influenciar no julgamento da inelegibilidade do governador no TSE.

Caiado, que encerra seu segundo mandato como governador em 2026, tem se colocado como pré-candidato à Presidência da República na direita, mesmo campo político de Bolsonaro.

O governador e o ex-presidente já duelaram na eleição para a Prefeitura de Goiânia em 2024. Caiado apoiou o empresário Sandro Mabel (União Brasil), enquanto Bolsonaro apoiou o ex-deputado Fred Rodrigues (PL).

O candidato do governador levou a melhor e venceu. No início da campanha para segundo turno, Fred e sua coligação acionaram a Justiça Eleitoral, em ação que culminou com a inelegibilidade de Caiado.

Bolsonaro, por sinal, não se pronunciou publicamente sobre a decisão que tornou Caiado inelegível. Do clã, apenas o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, defendeu o governador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?