Após almoço com Rui Costa, União Brasil acha que leva Embratur
Nos bastidores, lideranças do União Brasil afirmam que o próprio líder, Elmar Nascimento, diz que governo Lula dará a Embratur para a sigla
atualizado
Compartilhar notícia
Lideranças do União Brasil têm demonstrado confiança de que o governo Lula entregará o comando da Embratur ao partido junto com a troca na chefia do Ministério do Turismo.
A confiança, dizem parlamentares da legenda, aumentou após almoço entre o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Adversários na Bahia, reduto político de ambos, Elmar e Rui almoçaram, nessa quarta-feira (14/6), no apartamento funcional do deputado federal, em Brasília.
O almoço foi uma tentativa do ministro de melhorar a relação com líderes do Congresso, que já pediram sua cabeça a Lula. O prato principal, porém, acabou sendo a relação do União Brasil com o governo.
Segundo fontes do partido, Elmar cobrou de Rui Costa que o Palácio do Planalto dê ao partido o comando dos principais órgãos vinculados aos ministérios que a legenda comanda.
Hoje, o União Brasil comanda três pastas (Comunicações, Turismo e Integração Nacional), mas não tem o controle de órgãos como os Correios e a Embratur.
Após o almoço com Rui, o próprio Elmar relatou a aliados estar confiante de que a sigla deve levar ao menos a Embratur no mesmo pacote da nomeação do deputado Celso Sabino (PA) para o Ministério do Turismo.
Atualmente, a Embratur é chefiada pelo ex-deputado Marcelo Freixo, que era do PSB, mas se filiou recentemente ao PT. Ciente do movimento, Freixo procurou Elmar nessa quarta para tentar brecar o movimento.