metropoles.com

Última assinatura para CPI do MEC no Senado surpreende Planalto e MDB

Senador Giordano (MDB-SP) foi o autor da 27ª assinatura mínima necessária para que a comissão possa ser instalada na Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
Palácio do Planalto
1 de 1 Palácio do Planalto - Foto: Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

A assinatura do senador Giordano (SP) em apoio à instalação da CPI do MEC no Senado surpreendeu integrantes do Palácio do Planalto e até a cúpula do MDB, partido do parlamentar.

O apoio do senador levou a oposição a completar as 27 assinaturas mínimas exigidas para que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decida sobre a instalação do colegiado.

Ministros palacianos e dirigentes do MDB dizem que o apoio de Giordano à CPI os surpreendeu porque, até então, o o parlamentar era considerado um aliado ao governo no Senado.

Giordano assumiu o mandato em março de 2021, após a morte de Major Olímpio, de quem era suplente até então. Ambos foram eleitos em 2018 com apoio do presidente Jair Bolsonaro.

O que diz o senador

À coluna, o senador negou ser alinhado ao governo. “Meu alinhamento é com o povo brasileiro, com o povo paulista. Sigo alinhado com minhas convicções para as coisas boas para o povo paulista”, justificou.

Giordano disse ter assinado o requerimento porque acredita que é preciso “apurar a verdade”. “Acredito que até o presidente Jair Bolsonaro concorda que é preciso investigar”, declarou.

O parlamentar nega que a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro nos últimos dias tenha sido o motivo para ele assinar a CPI, cujos autores já vinham coletando assinaturas há meses.

“Não atentei tempos atrás. Minha opinião é independente da operação. Se ele não tivesse sido preso, eu também assinaria o requerimento”, alegou Giordano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?