Tucanos pró-Nunes pedem impugnação da candidatura de Datena
Pedido da impugnação da candidatura de José Luiz Datena foi protocolado nesta seguda-feira (19/8) por tucanos aliados de Ricardo Nunes
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de filiados ao PSDB que apoiam a candidatura à reeleição de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo entrou, nesta segunda-feira (19/8), com um pedido de impugnação da candidatura de José Luiz Datena (PSDB) à prefeitura.
O pedido é assinado pelo ex-presidente do PSDB na capital paulista Fernando Alfredo, que foi ameaçado de expulsão pelo presidente nacional do partido, Marconi Perillo, após confusão na convenção que o oficializou a candidatura de Datena, em 27 de julho.
A tentativa de impugnar Datena é mais um capítulo nessa briga. O apresentador foi escolhido candidato pelo diretório nacional do PSDB, enquanto parte dos tucanos em São Paulo, liderados por Alfredo, defende apoio à reeleição de Nunes.
Argumentos contra Datena
A ação para tentar rever a candidatura própria do PSDB foi protocolado pelos tucanos na 1ª zona eleitoral de São Paulo. Alfredo argumenta que houve “irregularidades” no processo de escolha, o qual chama de “autoritário”.
Por exemplo, Alfredo cita que o estatuto da federação PSDB-Cidadania obriga a realização de prévias para a escolha de candidatos a cargos majoritários quando houver mais de um postulante à indicação, o que não aconteceu na disputa pela prefeitura de São Paulo.
“Ora, considerando toda a sistemática para a escolha de candidatos no âmbito da Federação, a qual será retomada mais adiante, é certo que não é possível, lógica e juridicamente, que a Federação tivesse escolhido seu candidato na sexta-feira, antes da realização da Convenção Eleitoral, agendada para o sábado”, argumenta.
Alfredo também cita que a ala do partido a qual representa foi impedida de entrar na convenção municipal e que “foi afastada à força a possibilidade de acompanhamento” do evento “por qualquer um contrário à candidatura de Datena”.