TSE julga “dobradinha” de Bolsonaro e Ciro Gomes contra Lula
Plenário do TSE analisa nesta terça-feira (13/9) representações do PL e do PDT que acusam Lula de propaganda eleitoral antecipada
atualizado
Compartilhar notícia
Rivais na campanha eleitoral deste ano, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) farão uma “dobradinha” na pauta de julgamentos do plenário do TSE desta terça-feira (13/9).
Os ministros da Corte julgarão duas representações, uma do PDT e outra do PL, que têm como alvo o ex-presidente Lula (PT). As ações acusam o petista de propaganda eleitoral antecipada durante a pré-campanha.
A representação da sigla de Bolsonaro diz que Lula participou de um evento em 21 de julho no Recife com “diversas infrações à legislação eleitoral, notadamente diante da promoção de propaganda antecipada positiva, em seu favor”.
Relatora da ação, a ministra Cármen Lúcia indeferiu o pedido de medida liminar da campanha de Bolsonaro, justificando que “inexistem elementos objetivos que revelem pedido de voto”.
Já na ação do PDT, Lula é acusado de propaganda antecipada em evento no dia 3 de agosto, no Piauí. O partido alega que o petista fez um “pedido explícito de voto”, algo vetado pela Justiça Eleitoral.
A relatora, ministra Maria Claudia Bucchianeri, atendeu pedido liminar para remoção de trechos dos vídeos do evento em que entendeu que há pedido explicito de voto.
Nesta terça, tanto a ação do PDT quanto a do PL serão analisadas pelos demais ministros do TSE. A sessão está marcada para começar às 19h.