metropoles.com

TSE julga “dobradinha” de Bolsonaro e Ciro Gomes contra Lula

Plenário do TSE analisa nesta terça-feira (13/9) representações do PL e do PDT que acusam Lula de propaganda eleitoral antecipada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula no debate
1 de 1 Lula no debate - Foto: Reprodução

Rivais na campanha eleitoral deste ano, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) farão uma “dobradinha” na pauta de julgamentos do plenário do TSE desta terça-feira (13/9).

Os ministros da Corte julgarão duas representações, uma do PDT e outra do PL, que têm como alvo o ex-presidente Lula (PT). As ações acusam o petista de propaganda eleitoral antecipada durante a pré-campanha.

A representação da sigla de Bolsonaro diz que Lula participou de um evento em 21 de julho no Recife com “diversas infrações à legislação eleitoral, notadamente diante da promoção de propaganda antecipada positiva, em seu favor”.

Relatora da ação, a ministra Cármen Lúcia indeferiu o pedido de medida liminar da campanha de Bolsonaro, justificando que “inexistem elementos objetivos que revelem pedido de voto”.

Já na ação do PDT, Lula é acusado de propaganda antecipada em evento no dia 3 de agosto, no Piauí. O partido alega que o petista fez um “pedido explícito de voto”, algo vetado pela Justiça Eleitoral.

A relatora, ministra Maria Claudia Bucchianeri, atendeu pedido liminar para remoção de trechos dos vídeos do evento em que entendeu que há pedido explicito de voto.

Nesta terça, tanto a ação do PDT quanto a do PL serão analisadas pelos demais ministros do TSE. A sessão está marcada para começar às 19h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?