metropoles.com

TSE recua e decide mandar dois observadores para eleições na Venezuela

Após dizer em junho que não mandaria observadores, TSE recuou e afirmou à coluna que enviará 2 técnicos para acompanhar eleição na Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Fachada do TSE, em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada do TSE, em Brasília - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recuou e decidiu enviar dois técnicos da Corte brasileira para acompanhar como observadores as eleições presidenciais na Venezuela, marcadas para 28 de julho.

O convite foi enviado em maio pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela. O órgão é controlado por um aliado do ditador Nicolás Maduro, que concorrerá ao terceiro mandato como presidente do país.

No início de junho, o TSE chegou a informar à imprensa brasileira que não aceitaria o convite do conselho venezuelano, que barrou a participação de observadores na União Europeia.

Nesta quarta-feira (17/7), contudo, a o tribunal informou à coluna que decidiu enviar dois técnicos em sistemas eleitorais para acompanhar o pleito em Caracas. São eles:

  • Sandra Damiani, titular da Assessoria de Gestão Eleitoral do TSE;
  • José de Melo Cruz, titular da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais.

O TSE explicou que, embora tenha informado em junho que não mandaria observadores, ainda não havia respondido formalmente o convite. A resposta, com o aceite, foi enviada nos últimos dias via Itamaraty.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?