metropoles.com

TSE deve julgar ações contra chapa Bolsonaro-Mourão na próxima terça

Presidente da Corte já comunicou decisão a outros ministros do tribunal e enviou para publicação na pauta de julgamentos da próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Mourão apoiou Bolsonaro na questão do voto impresso, mas afirmou que se a Câmara decidir contra, não há o que se fazer
1 de 1 Mourão apoiou Bolsonaro na questão do voto impresso, mas afirmou que se a Câmara decidir contra, não há o que se fazer - Foto: Marcos Corrêa/PR

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve começar a julgar, na próxima terça-feira (26/10), as ações que pedem a cassação da chapa Jair BolsonaroHamilton Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2018.

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, já comunicou a decisão a outros magistrados do TSE e encaminhou para publicação na na pauta. A pauta com a previsão de julgamentos da próxima semana deve ser oficialmente divulgada nesta quarta-feira (20/10).

Segundo apurou a coluna, a defesa de Bolsonaro também já foi informada por integrantes do tribunal que o julgamento deve começar na próxima terça. A expectativa dos advogados do presidente da República é de que a análise das ações no plenário do TSE siga até a quinta-feira (28/10).

Ao marcar o início do julgamento para próxima terça, Barroso permite que o atual corregedor do tribunal, Luis Felipe Salomão, participe do julgamento. Salomão, que acompanhou o andamento das investigações, deixará o TSE no próximo dia 29 de outubro.

O corregedor já havia liberado as ações para julgamento desde a última sexta-feira (15/10). A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) já se manifestou defendendo que as ações sejam rejeitadas, mesma linha seguida pelo vice-presidente Hamilton Mourão em suas alegações finais.

As ações argumentam que Bolsonaro e Mourão cometeram abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2018, por supostamente terem comandando a contratação de empresas de disparo em massa de mensagens contra o PT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?