metropoles.com

Demitida, Rita Serrano só deixará a Caixa em meados de novembro

Demitida por Lula na quarta-feira (25/10), Rita Serrano só deve deixar a presidência da Caixa Econômica Federal após 14 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida de Rita Serrano, demitida por Lula da presidência da Caixa Econômica Federal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Rita Serrano, demitida por Lula da presidência da Caixa Econômica Federal - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Anunciada pelo Palácio do Planalto na quarta-feira (25/10), a troca na presidência da Caixa Econômica Federal só deverá ser efetivada em meados de novembro deste ano.

Segundo fontes do banco e do governo, a previsão é de que Rita Serrano deixe o comando da Caixa somente após a divulgação do balanço trimestral da instituição, marcada para 14 de novembro.

A espera pelo balanço teria sido um pedido da própria presidente demissionária da Caixa, que deseja concluir sua passagem pelo banco público com a divulgação de números de sua gestão.

Anúncio da troca destravou votação na Câmara

No Planalto, ministros admitem que a troca no comando da Caixa, ainda não publicada no Diário Oficial da União até agora, só foi anunciada na quarta para destravar a votação da pauta econômica na Câmara.

Isso porque o substituto de Rita, Carlos Vieira Fernandes, foi indicado ao cargo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que pressionava o governo desde julho pela mudança no comando do banco.

O anúncio da troca surtiu efeito na própria quarta, quando Lira pautou e conseguiu aprovar em plenário, por 323 votos a 119, o projeto de lei que prevê a taxação das offshores e dos fundos exclusivo.

A proposta aprovada é vista como essencial pela equipe econômica para o objetivo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de zerar o déficit nas contas públicas do governo.

Haddad, aliás, se reuniu com Lira na manhã da quarta, pouco antes de Lula chamar Rita Serrano ao Planalto para comunicar a demissão dela do cargo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?