Preterido e isolado, Elmar avalia deixar União Brasil
Insatisfeito após ser preterido pelo próprio partido para presidência da Câmara, deputado Elmar Nascimento avalia deixar o União Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Insatisfeito após ser preterido pelo próprio partido na disputa para presidência da Câmara, o líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (BA), pode trocar a atual sigla por uma legenda ainda mais próxima da base do governo Lula.
A coluna apurou que, na semana passada, Elmar se reuniu com os deputados estaduais baianos Marcinho Oliveira (União Brasil) e Pancadinha (Solidariedade), que são seus aliados próximos no estado, para discutir a possibilidade de migração de partido.
A ideia de Elmar, segundo fontes do União Brasil, seria migrar para um partido mais simpático ao PT e, dessa forma, conseguir a confiança dos caciques petistas para tentar finalmente assumir um ministério no governo Lula.
No início do terceiro mandato de Lula, Elmar tentou comandar o Ministério de Minas e Energia ou o Ministério da Integração Nacional, mas foi vetado por caciques petistas da Bahia, entre eles, o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Insatisfação recíproca
Integrantes do União Brasil também reclamam da atuação de Elmar como líder. Eles dizem que o deputado recebe pouco os colegas e que, por isso, parte da legenda teria decidido apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) para a sucessão de Arthur Lira.
Do lado da direção do partido, a insatisfação com Elmar parte justamente da proximidade dele com o governo Lula e também com recentes entrevistas em que ele não apoia a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência da República.
Elmar sobe em palanque do PT e faz o “L”
Historicamente, Elmar sempre rivalizou com o PT da Bahia. Entretanto, como a coluna já mostrou, a relação do deputado do União Brasil com a sigla de Lula mudou nos últimos tempos, sobretudo após a posse do petista no Planalto.
Inclusive, durante a eleição municipal de 2024, Elmar preteriu o próprio partido para apoiar candidatos petistas em algumas cidades baianas. Ele chegou a subir em palanque com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e até a fazer o “L”.
Uma liderança do PT da Bahia Elmar avalia que, apesar de estar “cada vez mais vermelhinho”, é difícil que Elmar ir para a sigla. Na avaliação de interlocutores, caso a mudança aconteça, ele pode migrar para o Avante, partido que apoia o governo Lula.
Questionado pela coluna, Elmar negou qualquer possibilidade de deixar o União Brasil.