Timing da decisão de Toffoli sobre Odebrecht chama atenção no STF
Toffoli anulou decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht um dia após André Mendonça marcar audiência de conciliação com empreiteiras
atualizado
Compartilhar notícia
O timing da decisão do ministro Dias Toffoli de anular todas as decisões contra o empresário Marcelo Odebrecht proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba, que cuida da Lava Jato, chamou a atenção de advogados e de outros integrantes do Supremo.
Toffoli deu a decisão na terça-feira (21/5), um dia após o ministro do STF André Mendonça convocar uma audiência de concilição para renegociação dos acordos de leniência firmados por empreiteiras durante a Lava Jato para a quinta-feira (23/5).
Sob reserva, advogados e ministros do Supremo ouvidos pela coluna avaliam que Toffoli pode ter dado uma decisão de tamanho impacto naquele dia para tentar manter o protagonismo da revisão da Lava Jato, algo que vem buscando há meses no STF.
Toffoli nega relação
A interlocutores, Toffoli negou que o timing de sua decisão sobre Marcelo Odebrecht tenha relação com a audiência de conciliação marcada por André Mendonça. Segundo aliados, o ministro classificou a avaliação de advogados e colegas como “bobagem”.