Time de Haddad estabelece prazo para pacote contra rombo dar resultado
Equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quer resultados do pacote de medidas econômicas contra rombo fiscal até maio
atualizado
Compartilhar notícia
Integrantes da equipe econômica esperam ter até maio resultados do pacote de medidas para reduzir o rombo nas contas públicas apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.
O pacote foi divulgado por Haddad em 12 de janeiro e prevê, entre outras medidas, a criação do programa “Litígio Zero” do Ministério da Fazenda, uma espécie de Refis, medida de renegociação de dívidas com desconto.
O prazo de maio foi fixado por membros do time der Haddad para saber se o pacote realmente terá efeito. Em caso negativo, a equipe econômica pretende recorrer a outros planos para tentar aumentar as receitas da União.
Em conversas reservadas, secretários do Ministério da Fazenda não descartam como “plano B” até mesmo um possível aumento de impostos. Tudo para garantir o déficit primário de até 1% prometido por Haddad.
Sinais
Entre os sinais que serão examinados para saber se o pacote deu certo está a reação do Banco Central ao definir a taxa básica de juros. Atualmente, a Selic está em 12,5%, alíquota considerada alta pelo mercado.
A previsão de membros da equipe econômica é de que, se os esforços na política fiscal derem resultado, a inflação deve se estabilizar, o que fará o Banco Central sinalizar para a queda na Selic.