TCU marca posse de novo ministro
Presidente do TCU, Bruno Dantas, marcou data da posse do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos) como novo ministro da Corte de Contas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, marcou para 15 de março a posse do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) como novo ministro da Corte.
O parlamentar entrará no lugar da ex-ministra Ana Arraes. A vaga está aberta desde julho de 2022, quando a magistrada completou 75 anos de idade e se aposentou compulsoriamente do tribunal.
A vaga é de indicação da Câmara dos Deputados, que escolheu o nome de Jhonatan em votação realizada em 2 de fevereiro. A indicação foi chancelada pelo Senado na semana passada.
Nesta semana, os ministros do TCU devem realizar uma sessão reservada para confirmar que Jhonatan preenche os requisitos para o cargo. Dossiê da área técnica do tribunal já considerou o deputado apto.
Para assumir a vaga na Corte, Jhonatan terá de renunciar ao mandato de deputado. O cargo no TCU é vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. O salário é de R$ 37,1 mil.
Padrinho
A candidatura de Jhonatan ao TCU teve Arthur Lira (PP-AL) como principal cabo eleitoral. O presidente da Câmara, inclusive, organizou um jantar em comemoração à aprovação do nome de Jhonantan.
O jantar aconteceu em 6 de fevereiro na residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília, e contou com as presenças de diversos líderes de partidos que apoiaram a eleição de Jhonatan.