metropoles.com

TCU abre sindicância para apurar quem passou dado errado a Bolsonaro

Há uma “suspeita” de que um funcionário do tribunal teria repassado as informações distorcidas citadas pelo presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Sede do TCU
1 de 1 Sede do TCU - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma sindicância interna para apurar se algum servidor da Corte teria distorcido informações de documentos oficiais do órgão e as repassado para o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo apurou a coluna com fontes do TCU, há uma “suspeita” de que um funcionário do tribunal teria repassado ao Palácio do Planalto dados distorcidos de documentos da Corte que abordavam a possibilidade de supernotificação de casos de Covid-19 no Brasil.

Em conversa com apoiadores na segunda-feira (7/6), Bolsonaro afirmou, erroneamente, que estava divulgando “em primeira mão” um suposto relatório do TCU que apontaria um número menor de mortos pelo novo coronavírus do que o divulgado pelos estados.

No mesmo dia, o tribunal emitiu uma nota esclarecendo que não há informações em relatórios da Corte que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, como afirmou Bolsonaro aos apoiadores.

Nesta terça-feira (8/6), o presidente admitiu o erro. Disse que ele próprio teria produzido uma “tabela”, com base em “acórdãos” do TCU que alertaram sobre o risco de exagero nas notificações de mortes, para que estados recebessem mais recursos para o combate à pandemia.

Um dos acórdãos citados por Bolsonaro, porém, apenas diz que usar a incidência de Covid-19 como critério para transferência de recursos “pode incentivar a supernotificação do número de casos da doença”. O documento, no entanto, não diz se isso chegou a acontecer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?