Tarcísio decide extinguir secretaria após crise com estatal ucraniana
Governador Tarcísio de Freitas decidiu extinguir a Secretaria de Negócios Internacionais após crise da pasta com a estatal ucraniana Antonov
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decidiu extinguir a Secretaria de Negócios Internacionais e transferir as funções da pasta para a Casa Civil, apurou a coluna com fontes do Palácio dos Bandeirantes.
Nesta quinta-feira (23/5), Tarcísio publicou no Diário Oficial do Estado a exoneração do então secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz. O governador não nomeou um substituto para a vaga.
De acordo com auxiliares de Tarcísio, as diretrizes para a extinção da secretaria constam em decreto também publicado pelo governo paulista nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado.
O decreto fixa regras para reorganização do organograma do governo. Uma delas prevê que a modernização admistrativa incluirá a extinção e reestruturaçaõ de órgãos.
Entenda a crise com a estatal ucraniana
Lucas Ferraz foi exonerado após a Secretaria de Negócios Internacionais protagonizar uma crise com a estatal ucraniana Antonov (fabricante de aeronaves), que acabou envolvendo indiretamente o governo Lula.
Com base em posições da pasta, a CNN Brasil noticiou que a Antonov teria deixado de investir US$ 50 bilhões no Brasil devido a declarações do presidente Lula relativizando a responsabilidade da Rússia na guerra na Ucrânia.
Na época, a Secretaria de Negócios Internacionais publicou uma nota à imprensa informando que teria recebido representantes da Antonov para tratar do tema, algo que a estatal negou posteriormente.
A Antonov alegou não ter representantes no Brasil, o que levou ministros do governo Lula a acusarem a gestão Tarcísio de Freitas de espalhar informação falsa para prejudicar o governo federal.
Desde a crise, em julho de 2023, Lucas Ferraz começou a ser escanteado por Tarcísio no governo. No final de abril, o secretário então entregou um pedido de demissão ao governador.