metropoles.com

Tarcísio decide extinguir secretaria após crise com estatal ucraniana

Governador Tarcísio de Freitas decidiu extinguir a Secretaria de Negócios Internacionais após crise da pasta com a estatal ucraniana Antonov

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Sergio Barzaghi /Governo de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas durante discurso - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas durante discurso - Metrópoles - Foto: Divulgação/ Sergio Barzaghi /Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decidiu extinguir a Secretaria de Negócios Internacionais e transferir as funções da pasta para a Casa Civil, apurou a coluna com fontes do Palácio dos Bandeirantes.

Nesta quinta-feira (23/5), Tarcísio publicou no Diário Oficial do Estado a exoneração do então secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz. O governador não nomeou um substituto para a vaga.

De acordo com auxiliares de Tarcísio, as diretrizes para a extinção da secretaria constam em decreto também publicado pelo governo paulista nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado.

O decreto fixa regras para reorganização do organograma do governo. Uma delas prevê que a modernização admistrativa incluirá a extinção e reestruturaçaõ de órgãos.

Entenda a crise com a estatal ucraniana

Lucas Ferraz foi exonerado após a Secretaria de Negócios Internacionais protagonizar uma crise com a estatal ucraniana Antonov (fabricante de aeronaves), que acabou envolvendo indiretamente o governo Lula.

Com base em posições da pasta, a CNN Brasil noticiou que a Antonov teria deixado de investir US$ 50 bilhões no Brasil devido a declarações do presidente Lula relativizando a responsabilidade da Rússia na guerra na Ucrânia.

Na época, a Secretaria de Negócios Internacionais publicou uma nota à imprensa informando que teria recebido representantes da Antonov para tratar do tema, algo que a estatal negou posteriormente.

A Antonov alegou não ter representantes no Brasil, o que levou ministros do governo Lula a acusarem a gestão Tarcísio de Freitas de espalhar informação falsa para prejudicar o governo federal.

Desde a crise, em julho de 2023, Lucas Ferraz começou a ser escanteado por Tarcísio no governo. No final de abril, o secretário então entregou um pedido de demissão ao governador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?