Sucessão de Dino pode alçar Miriam Belchior à equipe econômica
Lula avalia nomear Miriam Belchior como ministra da área econômica em meio à dança das cadeiras para sucessão de Flávio Dino na Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
A sucessão de Flávio Dino no Ministério da Justiça pode alçar a petista Miriam Belchior, atual secretária-executiva da Casa Civil, à equipe econômica do governo Lula.
Segundo auxiliares presidenciais, Lula avalia nomear Miriam como ministra do Planejamento, caso transfira a atual titular da pasta, Simone Tebet (MDB), para a Justiça.
A atual número 2 da Casa Civil já comandou o Ministério do Planejamento durante todo o primeiro governo Dilma Rousseff (2011 a 2015). Depois disso, foi presidente da Caixa Econômica Federal.
Ministros do Palácio do Planalto dizem que Lula quer nomear alguém mais heterodoxo no Planejamento para fazer uma contraposição ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A auxiliares próximos, o presidente avalia que nem Tebet, nem a atual ministra da Gestão, Esther Dweck, que é ligada ao PT, fazem o contraponto necessário às ideias ortodoxas de Haddad.
Gleisi na equipe econômica?
Com base nessa avaliação, há no governo quem defensa que o presidente nomeie a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, no Planejamento, caso Tebet vá para a Justiça.
A nomeação, no entanto, tem potencial para abrir uma crise com Haddad. Embora sejam do mesmo partido, o atual ministro da Fazenda e Gleisi têm uma relação bastante conflituosa.