Sucessão de Lira: Elmar questiona Lula sobre veto a seu nome
Deputado Elmar Nascimento aproveitou reunião com Lula para questionar petista sobre um possível veto a seu nome na sucessão de Arthur Lira
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula foi questionado por Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara, sobre um suposto veto do petista ao nome do deputado na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa.
O questionamento, segundo relatos feitos à coluna, foi feito por Elmar durante a reunião de líderes partidários da Câmara com Lula na segunda-feira (26/8), no Palácio do Planalto.
Segundo outros deputados que participaram da reunião, Elmar fez o questionamento de forma educada. E ouviu como resposta do presidente da República que não há veto a seu nome.
No encontro, Lula repetiu que não vetará nenhum dos postulantes ao comando da Câmara. Mais do que isso, prometeu não influenciar na eleição à sucessão de Lira, marcada para fevereiro de 2025.
Além de Elmar, compareceu à reunião com Lula o líder do PSD, Antonio Brito (BA), que também busca se viabilizar como sucessor de Lula. Marcos Pereira (Republicanos-SP), também candidato, não participou do encontro.
Apesar de Lula afirmar que não defenderá nenhum dos candidatos, caciques da Câmara lembram que o PT, partido do presidente da República, terá de se posicionar e que isso poderá ser entendido como um apoio do Planalto.
Elmar, vale lembrar, é apontado como o nome favorito de Lira para sua própria sucessão no comando da Casa. O atual presidente da Câmara tem prometido anunciar ainda em agosto quem será seu candidato.