metropoles.com

STJ manda servidores do Ibama em greve voltarem ao trabalho

Ministro do STJ atendeu a pedido da AGU do governo Lula e ordenou que 100% dos servidores do Ibama em greve retornem ao trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida dos agentes do Ibama concurso
1 de 1 Imagem colorida dos agentes do Ibama concurso - Foto: Reprodução

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ordenou nesta quinta-feira (4/7) que 100% dos servidores do Ibama que estão em greve retornem ao tabalho.

A decisão atende a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que, como antecipou a coluna, acionou o STJ para por fim à greve dos servidores do instituto.

“Ante o exposto, defiro o pedido de tutela de urgência para determinar a continuidade do serviço público prestado pelas carreiras representadas pelas partes requeridas, garantindo-se a permanência em atividade de 100% dos servidores designados para as atividades de licenciamento ambiental, gestão das unidades de conservação, resgate e reabilitação da fauna, controle e prevenção de incêndios florestais e emergências ambientais.”, diz Og Fernandes na decisão, à qual a coluna teve acesso.

Na decisão, o ministro do STJ afirma que as atividades dos servidores do Ibama são de “natureza essencial” e fixa uma multa diária de R$ 200 mil, em caso de descumprimento.

“Desse modo, considerando a natureza essencial das atividades envolvidas, que estão relacionadas à execução da política de proteção e defesa do meio ambiente, e sem exercer juízo de mérito acerca da legalidade ou não do movimento grevista, a ser oportunamente realizado pelo em. Ministro relator após regular instrução do feito, deve ser acolhido o pedido liminar constante do item b da petição inicial.”, diz Fernandes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?