metropoles.com

Por vaga no STJ, desembargador que mandou soltar Lula procura Planalto

Desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, buscou ministros de Lula no Planalto, na semana passada, de olho em indicação para o STJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sylvio Sirangelo/TRF4/Divulgação
Imagem colorida do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4 - Metrópoles - Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4/Divulgação

Responsável por mandar soltar Lula em 2018, o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), procurou ministros do Palácio do Planalto na semana passada.

Na quarta-feira (21/2), Favreto se reuniu com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta. O encontro aconteceu no gabinete do ministro, no Planalto.

Segundo apurou a coluna, o “beija-mão” do desembargador faz parte de sua campanha para ser indicado por Lula para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) destinada à magistratura.

O principal concorrente de Favreto é o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), apoiado pelos ministros do STF Gilmar Mendes e Flávio Dino.

Favreto já foi filiado ao PT por cerca de 20 anos antes de entrar na magistratura, entre 1991 e 2010, quando virou juiz. Um ano depois, ele foi nomeado para o TRF-4 pela então presidente Dilma Rousseff.

O desembargador ganhou notoriedade após conceder, em um fim de semana de julho de 2018, um habeas corpus para liberar Lula. O petista, porém, continuou preso por decisão da presidência do TRF-4.

Para poder ser escolhido por Lula, vale lembrar, Favreto precisa primeiro entrar na lista tríplice de candidatos que será definida pelos atuais ministros da própria Corte e enviada ao presidente da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?