metropoles.com

Apesar de embate entre STF e “X”, Câmara priorizará prisão de Brazão

Prisão de Chiquinho Brazão forçará deputados a deixarem de lado PL das Fake News, mesmo após embate do dono do “X” com Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Conselho imagem colorida mostra deputado chiquinho brazão - Marielle Franco Metrópoles
1 de 1 Conselho imagem colorida mostra deputado chiquinho brazão - Marielle Franco Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A tentativa de alguns parlamentares de retomar o debate sobre o PL das Fake News na Câmara não deverá prosperar esta semana. O motivo é que todo o foco dos deputados estará na votação da prisão de Chiquinho Brazão.

Governistas voltaram a pressionar o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para que paute o PL das Fake News após o dono do “X”, Elon Musk, prometer descumprir medidas judiciais do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Entretanto, lideranças da Casa explicaram à coluna que não há nenhuma chance de que o projeto sobre a regulamentação das redes sociais entre na pauta, já que a prioridade é a prisão de Chiquinho Brazão.

Pautar o projeto das fake news para a próxima semana também é visto com descrença. A proposta é considerada “delicada” por parlamentares, que creem ainda que o tema deverá “esfriar” ao longo dos próximos dias.

Foco em Brazão

Após Musk ser incluído por Moraes no inquérito das milícias digitais, o relator do PL das Fake News, Orlando Silva (PCdoB-SP) falou em “situação limite” e afirmou que pedirá para Lira pautar novamente o projeto.

A pauta, entretanto, será a prisão de Brazão, suspeito de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco. A prisão do deputado será votada primeiramente na Comissão de Constituição e Justiça na terça-feira (9/4).

Lideranças dizem que a prioridade será buscar um quórum suficientemente alto para alcançar os 257 votos necessários para manter a prisão de Brazão, decidida pelo próprio Moraes em 24 de março.

Apesar da insatisfação de alguns parlamentes com recentes decisões do STF, líderes da Câmara explicam que o melhor caminho é não misturar respostas ao Supremo com a morte de Marielle Franco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?