metropoles.com

Sob pressão, Haddad insistirá em limite de gastos para educação e saúde

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad pretende insistir na manutenção de gastos com educação e saúde dentro da nova regra fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O ministro da Economia, Fernando Haddad, fala em palestra na FIESP, em São Paulo. Ele aparece em pé, caminhando nos corredores do local - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Economia, Fernando Haddad, fala em palestra na FIESP, em São Paulo. Ele aparece em pé, caminhando nos corredores do local - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Sob pressão de lideranças do próprio PT, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avisou a integrantes do Palácio do Planalto que vai insistir em manter gastos com a saúde e a educação dentro de um limite fiscal.

Apesar da pressão de petistas para um libera geral nas duas áreas, a equipe econômica defende que é preciso uma calibragem. A avaliação é de que os dois maiores orçamentos da União não podem ficar sem controle algum.

A ideia de integrantes do time de Haddad é abrir uma janela de gastos que permita investimentos em saúde e educação, mas que não leve ao caos financeiro os cofres do Tesouro.

Irritação com Rui Costa

Para além da pressão de petistas mais ideológicos, Haddad vem enfrentando resistências de um colega do próprio governo: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também filiado ao PT.

Em meio às discussões sobre o novo arcabouço fiscal, Haddad e Rui disputam o protagonismo da narrativa econômica no país. A briga se dá mais pela forma do que pelo conteúdo.

O chefe da Casa Civil não aponta defeitos no texto proposto por Haddad, nem soluções. Costa, porém, quer ser o emissor da mensagem antes da edição final.

O posto de orador, adotado por Rui, vem irritando aliados, como o senador Jaques Wagner (PT-BA), atual líder do governo no Senado. Jaques defende que Haddad seja “sempre o primeiro a falar” sobre o novo marco fiscal.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?