Sigilo do voto nas prévias do PSDB causa embate entre Doria e Leite
Aliados do governador gaúcho dizem ter relatos de que o grupo de Doria estaria usando boato para pressionar tucanos em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Em mais um atrito com João Doria nas prévias do PSDB, a campanha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, passou a disparar aos filiados do partido um aviso de que o voto no pleito é “secreto e inviolável”.
Segundo aliados do gaúcho, o objetivo seria desmentir um “boato” que circula no WhatsApp de que o resultado das prévias seria divulgado por município ou região, o que facilitaria a identificação do voto dos eleitores.
Como a votação das prévias do PSDB será dividida por quatro grupos, isso permitiria, por exemplo, a identificação de prefeitos e vice-prefeitos que irão votar no pleito.
Aliados de Leite dizem ter relatos de que o grupo de Doria estaria utilizando tal informação para “pressionar” eleitores tucanos, em especial no estado de São Paulo.
Aliados do governador paulista, por sua vez, tentaram usar a divulgação do aviso pela campanha de Leite para dizer que isso seria um “incentivo” para tucanos “não declararem voto”.
Em meio a essa disputa, o próprio PSDB divulgou uma nota em suas redes sociais alertando que a divulgação dos votos será apenas pelo porcentual de cada candidato e pelo porcentual de cada candidato por grupo.
#PréviasPSDB pic.twitter.com/JY3lNKL2ud
— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) October 18, 2021
Nas últimas semanas, Doria e Leite travam uma guerra em busca de votos no território um do outro. O governador paulista divulgou apoio recebido por tucanos gaúchos, enquanto Leite, de tucanos paulistas.