Senadores defendem a Lula que Pacheco seja o “avalista” das eleições
Interlocutores do presidente do Senado dizem que o petista também deve recorrer ao senador contra a escalada da violência política
atualizado
Compartilhar notícia
Senadores do PSD que estiveram com o ex-presidente Lula (PT) nesta terça-feira (12/7), em Brasília, defenderam que o petista também busque o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para conter a escalada de violência política no país.
Nas conversas com o ex-presidente no hotel em que ele está hospedado na capital federal, aliados de Pacheco pregaram que o senador, por comandar o Congresso, deve ser alçado por Lula ao posto de o “grande avalista” das eleições deste ano.
Lula recebeu na manhã desta terça, em Brasília, aliados de Pacheco como o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) e Omar Aziz (PSD-AM). O próprio presidente do Senado se reunirá com o petista e a bancada do PT nesta quarta-feira (13/7).
De acordo com petista, ideia é que Lula aborde movimentos políticos que o Senado e o Congresso Nacional poderão fazer para garantir a realização das eleições e a punição para quem estimular a violência eleitoral.
Senadores aliados de Lula, como Humberto Costa (PT-PE) e Alexandre Silveira (PSD-MG), já apresentaram projetos para aumentar a pena para quem cometer crimes por motivação política durante o período eleitoral.
A preocupação de Lula e do PT com a violência política aumento após o assassinato, no último sábado (9/7), do guarda municipal e tesoureiro do partido em Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda. Ele foi morto por um agente penal simpático ao presidente Jair Bolsonaro,
Nessa segunda-feira (11/7), Lula se reuniu com dirigentes partidários de sua base aliada em São Paulo. No encontro, eles acertaram em ir ao TSE na quarta-feira (13/7) pedir medidas enérgicas para conter a escalada de violência politica.