metropoles.com

Senadores cobram Planalto por reunião de André Mendonça com a Lava Jato

Nos últimos dias, parlamentares procuraram diretamente o presidente Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro para reclamar do indicado ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministros acompanham a apuração dos votos em frente ao telão montado no TSE eleicoes 2020
1 de 1 Ministros acompanham a apuração dos votos em frente ao telão montado no TSE eleicoes 2020 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Senadores governistas procuraram o Palácio do Planalto para reclamar de uma reunião feita por André Mendonça com integrantes da Operação Lava Jato em 2019, quando o hoje indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) teria combinado estratégias para impulsionar a agenda política dos procuradores.

Nos últimos dias, governistas questionaram ministros do governo e o próprio presidente Jair Bolsonaro sobre o encontro. A coluna apurou que um senador do PSD também reclamou da reunião para Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). “Vamos continuar apoiando um candidato lavajatista?”, teria questionado o parlamentar a Flávio.

A reunião de Mendonça veio à tona por meio da defesa do ex-presidente Lula (PT). Os advogados do petista entregaram ao STF mensagens secretas trocadas entre o procurador Deltan Dallagnol e colegas da operação que tinham sido apreendidas em arquivos da chamada “Vaza Jato”, aos quais a defesa teve acesso.

Reveladas nesta quarta-feira (1º/9) pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, as mensagens já circulavam há alguns dias nos grupos de WhatsApp de senadores. O temor dos parlamentares é que, se assumir uma vaga no STF, Mendonça adote perfil “punitivista”.

Em nota à imprensa, Mendonça afirmou que a reunião que teve com procuradores da Lava Jato em 2019, em Curitiba, foi “pública”. Segundo ele, a agenda foi “marcada institucionalmente para resolver questões relacionadas à destinação de valores e ao encontro de contas entre acordos de leniência”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?