Senador pede para PF investigar acusações de dono do Botafogo
Senador Jorge Kajuru, que comandará CPI de manipulação de resultados, pediu à PF para investigar denúncias feitas por Jonh Textor
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que comandará a CPI da manipulação do futebol no Senado, pediu à Polícia Federal que investigue as acusações feitas pelo dono da SAF do Botafogo, o americano Jonh Textor, sobre supostas fraudes no Campeonato Brasileiro.
Kajuru enviou nesta terça-feira (2/4) um ofício ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, pedindo para o órgão investigar a possibilidade levantada por Textor, de manipulação de resultados em jogos do Brasileirão.
No ofício, que também foi assinado pelo líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), Kajuru afirma que, apesar de Textor não ter apresentado provas, a PF seria a “instituição adequada” para averiguar as denúncias.
“Ressalto que a credibilidade e a lisura do futebol brasileiro estão em jogo, bem como a confiança da sociedade nas instituições responsáveis por zelar pela justiça e pela integridade do nosso país. Por isso, conto com o empenho e a diligência da Polícia Federal na condução deste caso”, afirma Kajuru no ofício.
Denúncias
Na segunda-feira (1º/4), Textor voltou a afirmar que jogos do Palmeiras em 2022 e 2023 foram manipulados. Em seu site pessoal, afirmou que possuí provas de que ao menos dois jogos da equipe paulista tiveram resultados combinados.
O mandatário botafoguense afirma que jogadores do Fortaleza em 2022 e do São Paulo em 2023 tiveram comportamento suspeitos nas partidas contra o Palmeiras, que se sagrou campeão nas duas últimas temporadas.
Apesar das acusações, Textor não apresentou provas quando elas foram requisitadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJF). As diretorias de Palmeiras e São Paulo prometeram tomar medidas judiciais contra o dirigente.