metropoles.com

Senador já tem metade das assinaturas para CPI do Orçamento Secreto

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) busca apoio dos colegas para investigar pagamento das emendas de relator, suspenso pelo STF nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senador Randolfe Rodrigues
1 de 1 Senador Randolfe Rodrigues - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse à coluna já ter metade das assinaturas necessárias para abrir a CPI do Orçamento Secreto na Casa, comissão que pode ser o próximo calo no pé do governo Jair Bolsonaro no Legislativo.

O senador informou que, até o momento, já conseguiu 14 das 27 assinaturas mínimas necessárias. A ideia é acelerar a busca por apoio na próxima semana, quando a comitiva de senadores que foi à COP26 (Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas) retorna ao Brasil.

Randolfe começou a colher assinaturas para a CPI na terça-feira (9/11). Ele quer criar a comissão para investigar o pagamento das emendas de relator, que ficou conhecido como “orçamento secreto”. A modalidade é utilizada por governistas para cooptar parlamentares em votações importantes no Congresso.

A comissão atingiria especialmente o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), principal fiador do orçamento secreto. Lira já criticou publicamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o pagamento dessas emendas até uma decisão de mérito do plenário da Corte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?