metropoles.com

Senador da base de Lula quer frente em defesa da escola cívico-militar

Senador Chico Rodrigues (PSB-RR) apresentou projeto que vai na contramão de Lula e cria frente em defesa das escolas cívico-militares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke sena/Especial Metrópoles
Senador Chico Rodrigues durante conversa com jornalistas
1 de 1 Senador Chico Rodrigues durante conversa com jornalistas - Foto: Myke sena/Especial Metrópoles

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), parte da base de Lula no Senado Federal, quer criar uma frente parlamentar em defesa das escolas cívico-militares, indo na contramão da decisão do Ministério da Educação.

Rodrigues, que foi aliado de Jair Bolsonaro na última legislatura, apresentou na terça-feira (22/8) o projeto de resolução pedindo a criação da frente.

Em sua justificativa, Rodrigues lista uma série de resultados de escolas que seguem o modelo cívico-militar e diz “lamentar” a decisão do MEC em acabar com a parceria com as Forças Armadas.

“Apesar desses resultados animadores para pais, professores, estudantes e toda a sociedade; o Ministério da Educação anunciou, em julho de 2023, a revogação e desmobilização do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares ) pelo Governo Federal, com a reintegração das escolas à rede regular de ensino conforme opção dos entes federados subnacionais”, diz Rodrigues.

Pela decisão de Lula, o Ministério da Educação anunciou a elaboração de um plano de transição para, junto com as secretarias estaduais, acabar com a gestão compartilhada nas escolas entre civis e militares.

Como mostrou a coluna, o Ministério da Defesa preferiu não dar aval à medida, que pegou de surpresa até mesmo líderes aliados ao governo no Congresso Nacional.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?