Senador contra refrigerantes no “imposto do pecado” é dono de fábrica
Senador Vanderlan Cardoso, autor da emenda que retira refrigerantes do “imposto do pecado”, é dono de fábrica que produz bebidas açucaradas
atualizado
Compartilhar notícia
Autor da emenda aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que retira bebidas açucaradas do chamado “imposto do pecado”, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) tem interesse pessoal no tema.
O parlamentar goiano é fundador e um dos atuais donos da “Cicopal”, empresa de alimentos industrializados com capital de R$ 30,6 milhões e que, dentre outros produtos, fabrica refrigerantes e energéticos.
Assim, caso o texto seja aprovado no plenário do Senado sem modificações nesta quinta-feira (12/12), a empresa do senador será beneficiada com a exclusão dos refrigerantes do chamado “imposto do pecado”.
O próprio site da empresa coloca Vandelan e sua esposa, Izaura Cardoso, como fundadores da companhia em 1993. No site da Receita Federal, Izaura aparece como administradora de duas empresas sócias da Cicopal.
Segundo a emenda de Vanderlan, a inclusão de refrigerantes no “imposto do pecado” pode ser “discriminatória” pois não haveria a “ligação direta” entre o consumo de bebidas açucaradas e a “incidência de obesidade no país”.
“A proposta de taxar bebidas açucaradas não se alinha com a realidade brasileira e suas particularidades nutricionais e econômicas. Políticas mais eficazes e abrangentes, focadas na educação nutricional e na conscientização sobre consumo moderado, seriam mais apropriadas para tratar questões de saúde pública como a obesidade”, sustenta o senador na emenda.
Outro lado
Em nota, Vanderlan ressaltou que apresentou ao todo trinta emendas ao relatório da regulamentação da reforma tributária e que as emendas acolhidas são de setores geradores de empregos.
Confira a nota na íntegra:
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) apresentou ao todo trinta emendas ao relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) sobre a reforma tributária. As sugestões de mudanças foram acolhidas em conversas e reuniões, ao longo dos últimos meses, com setores produtivos da economia, sindicatos, organizações, entidades representativas e confederações que atuam em diversos setores.
Do total de emendas apresentadas, dez foram acolhidas pelo relator, em áreas como construção civil, turismo, cooperativas, dispositivos médicos, farmácias, alimentos, energia, pessoas com deficiência e o Sindireceita.
A maioria desses setores é forte gerador de empregos, contribui com o pagamento de impostos, movimenta a economia e realiza enormes investimentos.
O senador Vanderlan Cardoso é extremamente criterioso ao apresentar emendas a qualquer proposição em tramitação nas Comissões e no plenário do Senado Federal. Ele quer entender o objetivo de cada dispositivo e ter os maiores fundamentos técnicos da necessidade de alteração do texto do projeto ou do parecer a ser alterado pela emenda que irá propor.
Os pleitos atendidos pelo senador são públicos, amplamente debatidos nas comissões do Senado Federal e apoiados por parlamentares de diversos partidos, sejam da base ou da oposição.