Senador apresenta parecer sobre recondução de Aras para PGR
Procurador será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na manhã desta terça-feira (24/8)
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do MDB no Senado, o senador Eduardo Braga (AM) apresentou parecer favorável à recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, para o segundo mandato de dois anos.
Com oito páginas, o relatório foi apresentado ainda na sexta-feira (20/8), no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que marcou a sabatina de Aras para a manhã desta terça-feira (24/8).
No parecer, Braga ressalta que Aras expressou que sua gestão na PGR “tem procurado reforçar o papel do Ministério Público na solução de conflitos, atuando de forma extraprocessual e preventiva, sem renunciar de fiscalização”.
Confira o documento:
Relatório sobre Aras by Metropoles on Scribd
Sem detalhar polêmicas, o senador faz um resumo do primeiro mandato do procurador. O relatório menciona 14 áreas de atuação; entre elas, a pandemia da Covid-19, e os segmentos ambiental, eleitoral, criminal, social, educacional e administrativo.
“Diante do exposto, entendemos que as senhoras senadoras e os senhores senadores integrantes desta Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania dispõem de suficientes elementos para deliberar sobre a indicação do Senhor ANTÔNIO AUGUSTO BRANDÃO DE ARAS para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República.”, conclui Braga no parecer.
Apesar da tensão entre senadores e o presidente Jair Bolsonaro por causa da CPI da Covid-19, a expectativa é que a recondução de Aras seja aprovada com facilidade, tanto na CCJ quanto no plenário do Senado.