metropoles.com

Senado vota projeto que permite mulher fazer laqueadura sem aval do marido

A proposta, já aprovada pela Câmara, também autoriza mulheres casadas a colocarem o DIU sem autorização de seus cônjuges

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Com a Casa em ritmo lento por causa da campanha eleitoral, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), marcou para esta quarta-feira (10/8) uma sessão de votações.

O primeiro item da pauta é um projeto que libera mulheres casadas a fazerem processo de esterilização ou de colocação do DIU (dispositivo intrauterino) sem a autorização do marido.

A proposta revoga dispositivos da Lei de Planejamento Familiar, de 1996, para permitir também que homens casados façam vasectomia sem a necessidade de aval de suas esposas.

O projeto atende um pedido da bancada feminina do Senado e será votado em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro busca aumentar seu porcentual de votos entre o eleitorado feminino.

De autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), a proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 8 março deste ano, Dia Internacional da Mulher, com orientação favorável de todos os partidos.

“Apesar de todas as normas juridicamente positivadas para igualar homens e mulheres e ao mesmo tempo tratar de maneira individual, como seres humanos donos de suas próprias vontades, as mulheres não são totalmente livres e independentes para tomar determinadas decisões. No caso da esterilização, as mulheres continuam atreladas a algum tipo de licença ou anuência do cônjuge, ou outro parente autorizado”, diz a parlamentar em sua justificativa.

Também está na pauta da sessão desta quarta-feira (10/8) do Senado um projeto de le que instituí o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?