Senado quebra tradição e tira relatoria de líder do PL
Senado tira relatoria de PL sobre energia eólica de Carlos Portinho; motivo estaria relacionado com briga entre ministério e Petrobras
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à briga entre o Ministério de Minas e Energia com a Petrobras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu trocar relator de projeto que está voltando para a Casa.
Pacheco retirou do líder do PL, Carlos Portinho (RJ), a relatoria do PL das eólicas offshore, que regulamenta a produção de energia eólica captada por torres em alto-mar e que foi modificado pela Câmara.
O novo relator será o senador Weverton Rocha (PDT-MA). O parlamentar foi escolhido por Pacheco para lidar com uma série de “jabutis” inseridos pelos deputados que beneficiam o setor de carvão e petróleo.
Presidente do Senado orientou mudança
Aliados do líder do PL associam, nos bastidores, a troca da relação com a crise recente entre o ministro Alexandre Silveira e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
A explicação dada é que Pacheco quer que Weverton lide com as novidades da Câmara. Já Portinho, que construiu o projeto no Senado com ajuda de Prates enquanto o petista era senador, poderia retirar os jabutis.