metropoles.com

Segundo turno entre Lula e Bolsonaro dividiria o MDB

Parte da sigla é próxima de Lula e faz oposição a Jair Bolsonaro, enquanto nomes ligados à agropecuária são aliados do atual presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Reprodução/Instagram
Na imagem, Lula está posicionado do lado direito da imagem. Ele usa blazer e camiseta escura, posiciona a mão fazendo sinal de "joinha" e sorri timidamente para a câmera - Metrópoles
1 de 1 Na imagem, Lula está posicionado do lado direito da imagem. Ele usa blazer e camiseta escura, posiciona a mão fazendo sinal de "joinha" e sorri timidamente para a câmera - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Instagram

Caso as pesquisas de intenção de voto se concretizem, e tenhamos em 2022 um segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), o MDB deverá ser um partido dividido.

Isso porque parte da legenda vê como “impossível” um apoio ao atual presidente da República, manifestando sua preferência pela volta do petista. Enquanto outro lado, em especial a bancada do partido ligada às questões agropecuárias, não imagina estar ao lado do ex-presidente que “roubou o país”.

14 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes
Ciro Gomes, do PDT
1 de 14

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 14

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
5 de 14

Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
6 de 14

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
7 de 14

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
8 de 14

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
9 de 14

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
10 de 14

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
11 de 14

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
14 de 14

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

Hoje o MDB se coloca como oposição ao governo de Jair Bolsonaro, mas costuma votar em consonância com o Executivo nas pautas econômicas.

Além disso, a sigla tem em suas fileiras o líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Ambos não foram ao lançamento da pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência.

Por outro lado, nomes do partido como o governador de Alagoas, Renan Filho, e seu pai, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), são próximos de Lula. Eles também não estiveram no evento de pré-candidatura de Simone Tebet, adversária de Renan pai desde a eleição para presidência do Senado em 2019.

O MDB também teve o vice-presidente nas duas candidaturas de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. Entretanto, a sigla foi um dos principais articuladores do impeachment da ex-presidente petista.

O “tom” da pré-candidatura de Tebet ao Planalto será de críticas ao governo. No lançamento de sua pré-campanha, a senadora teceu críticas ao governo Bolsonaro em diversas questões, afirmando que o atual presidente da República “promove a discórdia”.

“O governo que aí está cria crises artificiais, promove a discórdia, a polarização, quer aniquilar as minorias que são hoje vítimas do gabinete do ódio, que tenta impedir o pensamento crítico, a oposição e o pensamento livre. Não vão conseguir”, disse.

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?