Secretário do MJ responsável por relação com Congresso pede demissão
Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça pediu demissão do cargo. Ministro Ricardo Lewandowski já escolheu substituto
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, pediu demissão do cargo. Segundo fontes da pasta, ele pediu exoneração para se dedicar às eleições municipais deste ano.
Ex-deputado federal pelo PSB de Goiás, Vaz estava no posto desde o início do governo Lula. Ele foi nomeado em 2023 pelo então ministro Flávio Dino e foi mantido por Ricardo Lewandowski.
Para o lugar do ex-deputado, Lewandowski escolheu o auditor federal Marivaldo Pereira como novo secretário de Assuntos Legislativos. A troca deve ser publicada em breve no Diário Oficial da União.
Quem é o novo secretário
Assim como Vaz, Marivaldo atua no ministério desde a gestão Dino. Ele começou em 2023 como secretário de Acesso à Justiça. Com a chegada de Lewandowski, virou secretário-executivo adjunto da pasta.
Como secretário adjunto, Marivaldo se aproximou do atual secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto, um dos nomes de maior confiança de Lewandowski.
A Secretaria de Assuntos Legislativos é considerada umas das mais sensíveis do Ministério da Justiça por ser responsável pela relação da pasta com o Congresso Nacional.
A troca no comando da secretaria ocorre em meio à articulação de Lewandowski para enviar ao Congresso uma PEC que faz mudanças no sistema de segurança pública nacional.