Secretário de Lula no Planalto vira opção para o Ministério da Justiça
Secretário de Assuntos Jurídicos do Planalto passou a ser considerado por Lula como opção para suceder Flávio Dino no Ministério da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula passou a considerar o nome do secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência, Wellington César Lima e Silva, como opção para suceder Flávio Dino no Ministério da Justiça.
Ex-procurador-geral de Justiça do estado da Bahia, Wellington é visto como um nome preparado e que goza da confiança não só de Lula como de outros ministros do núcleo duro do governo.
O secretário é próximo, por exemplo, dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
Wellington chegou a assumir o Ministério da Justiça no início de 2016, no segundo governo Dilma Rousseff, mas deixou o cargo semanas depois logo depois após uma decisão do STF.
A Corte decidiu que Wellington não poderia continuar à frente da pasta, caso não pedisse exoneração do cargo de procurador do Ministério Público da Bahia.
O ex-procurador, então, optou por seguir no MP baiano e só deixou o posto no início deste ano para assumir o comando da assessoria jurídica de Lula no Planalto.
Outros cotados
Além de Wellingtton Silva, há hoje pelo menos outros cinco nomes cotados para suceder Dino no comando do Ministério da Justiça. São eles:
- Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF;
- Ricardo Capelli, atual número 2 do Ministério da Justiça;
- Jorge Messias, ministro da AGU;
- Simone Tebet, ministra do Planejamento;
- Marco Aurélio de Carvalho, advogado e coordenador do grupo Prerrogativas.
Em meio à disputa, Lula avisou a auxiliares que só pretende decidir o substituto definitivo de Dino após voltar de viagem. O retorno do petista ao Brasil está previsto para 5 de dezembro.
Enquanto o presidente da República não tomar uma decisão, Dino permanecerá como ministro da Justiça, conforme antecipou a coluna na terça-feira (28/11).