metropoles.com

Secretaria de Segurança do DF nega pedido para ceder policiais à CPI

Em ofício, pasta alega que a lei que trata da organização da Polícia Civil do DF não prevê a possibilidade de cessão de agentes para CPIs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI da Covid-19
1 de 1 CPI da Covid-19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal negou pedido da CPI da Covid do Senado para ceder dois policiais civis para auxiliar nas investigações da comissão.

Em ofício ao qual a coluna teve acesso, a secretaria alega que a lei 9.264/1996, que trata da organização da Polícia Civil do DF, não prevê a possibilidade de cessão de agentes da corporação para CPIs.

“Acerca da matéria, o art. 12-B da Lei 9264/1996 prevê as hipóteses de cessão de servidores da carreira de polícia civil do Distrito Federal, dentre as quais não é autorizada a cessão para compor comissões parlamentares de inquérito”, diz o ofício, assinado pelo secretário de Segurança substituto, Milton Neves.

A secretaria justifica também que a Polícia Civil do DF passa por um “grave déficit de servidores” e que, nesse cenário, a cessão de agentes da corporação para a CPI poderia trazer “prejuízos para o serviço policial”.

A pasta pede ainda que eventuais novas solicitações feitas pela comissão devem ser dirigidas ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por se tratar de “demanda de natureza federativa”.

O pedido

A CPI tinha solicitado à secretaria dois agentes da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos com experiência no uso da ferramenta tipo “I2” e que tenham o acesso ao sistema de inteligência da Polícia Civil.

O pedido havia sido feito pela comissão em 18 de junho, mas não havia sido respondido até então. No fim de semana, a coluna noticiou que a demora incomodava a cúpula do colegiado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?