Se preterido para STF, PT quer emplacar sucessor de Dino ou de Dantas
PT quer indicar sucessor de Flávio Dino no Ministério da Justiça ou de Bruno Dantas no TCU, caso Lula escolha um deles para o STF
atualizado
Compartilhar notícia
Lideranças do PT fizeram chegar ao Palácio do Planalto que o partido vai cobrar uma compensação, caso Lula não agrade a legenda na escolha para a vaga da ministra Rosa Weber no STF.
Hoje, o nome preferido da maioria dos parlamentares e dirigentes petistas para o Supremo Tribunal Federal é o do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
Messias, no entanto, disputa a vaga de Rosa Weber com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).
Dos três nomes, Dino é o que enfrenta mais resistência entre os petistas. Já Dantas, embora não seja o preferido, tem a simpatia de lideranças como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Sucessores
Caso Lula opte por indicar Dino ou Bruno Dantas para o Supremo, lideranças petistas avisaram ao Planalto que o partido vai querer emplacar o sucessor de um deles no Ministério da Justiça ou no TCU.
Para a vaga de Dino na pasta, parlamentares do PT citam nomes como o do advogado Marco Aurélio de Carvalho, amigo pessoal de Lula e coordenador do grupo Prerrogativas.
Já para a sucessão de Bruno Dantas no TCU, lideranças petistas defendem o nome do próprio Messias ou da ex-ministra Miriam Belchior, atual secretária-executiva da Casa Civil.
A vaga de Dantas, no entanto, é de indicação do Senado, o que exigirá de Lula uma negociação com o atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com outros senadores.