Saúde pede a municípios para acelerar fases de vacinação contra a Covid
Ministério da Saúde afirma que já tem estoques suficientes de vacinas bivalentes contra a Covid para acelerar a campanha de vacinação
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde enviou um ofício aos municípios afirmando que o país já tem mais da metade da quantidade de vacinas bivalentes necessárias para a nova fase da campanha contra a Covid-19.
Com os estoques favoráveis, a pasta recomenda que os prefeitos acelerem a vacinação dos grupos prioritários E avancem para demais faixas etárias conforme os lotes de vacinas chegarem, sem a necessidade de novos ofícios do ministério.
A primeira etapa de imunização prevê a aplicação de 52 milhões de doses. As vacinas foram compradas da Pifzer, pelo governo federal. A campanha começa oficialmente na segunda-feira (27/2), mas alguns municípios já começaram a aplicar as doses nesta sexta-feira (24/2).
Entre os grupos prioritários estão: idosos acima dos 60 anos, imunossuprimidos, pessoas com comorbidades ou deficiência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Epidemiologistas afirmam que os números de casos e internações por Covid-19 continuam baixos, quando comparados com o final do ano passado, mas o Carnaval pode elevar a transmissão nos próximos dias.
“Existem sinais de aumento de casos e internações para as próximas semanas. A vacina é muito bem-vinda neste momento”, afirma o epidemiologista e professor da USP Paulo Menezes.