Sabatinas de Dino e Gonet no Senado devem ocorrer na semana de 11/12
Presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre sinalizou que marcará sabatinas de Flávio Dino e Paulo Gonet para a segunda semana de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), indicou ao governo que deve marcar para a segunda semana de dezembro as sabatinas de Paulo Gonet e Flávio Dino, indicados por Lula à PGR e ao STF, respectivamente.
Segundo apurou a coluna, as sabatinas devem acontecer na semana entre os dias 11 e 15 de dezembro, a penúltima antes do início do recesso parlamentar do final do ano. A expectativa é de que a análise dos dois nomes no plenário do Senado ocorra na mesma semana.
Se confirmada a previsão, Gonet e Dino terão menos de 15 dias para fazer o tradicional “beija-mão”, etapa em que os indicados ao STF e PGR visitam gabinetes dos senadores em busca dos votos necessários para aprovarem suas respectivas indicações no Senado.
Embora tenham sido indicados para vagas diferentes, Flávio Dino e Paulo Gonet terão o mesmo caminho no Parlamento antes de assumirem os cargos. Ambos terão de enfrentar uma sabatina na CCJ e uma votação secreta no plenário do Senado.
Para serem aprovados, os indicados ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República precisam de maioria absoluta no Senado, ou seja, metade mais um dos 81 senadores. Na prática, isso significa votos de ao menos 41 senadores.