Revoltada, bancada do União convoca reunião sobre sucessão de Lira
Bancada do União Brasil ficou incomodada com ascensão de Hugo Motta (Republicanos) na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP) na Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do União Brasil não gostou de ver o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), perder o protagonismo para o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pelo comando da Casa.
Incomodada, a bancada deve realizar uma reunião na segunda-feira (9/9) para discutir como se posicionará, caso o líder do Republicanos seja anunciado como o candidato de Arthur Lira (PP-AL) na disputa.
Deputados do União Brasil se dizem irritados com o atual presidente da Câmara. O argumento é de que a legenda colaborou com a gestão de Lira à frente da Casa nos últimos anos mirando a eleição de Elmar.
Parlamentares aliados a Elmar lembra, por exemplo, que o União chegou a abrir mão da presidência de comissões permanentes importantes na Câmara como parte das negociações para sucessão de Lira.
O partido tem o comando das comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico e de Integração Nacional. Já o Republicanos controla as comissões de Comunicação e de Viação e Transportes.
Caso Elmar desista da disputa, deputados esperam que Lira negocie uma recompensa para o aliado. Uma das possibilidades seria uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) ou até um ministério no governo Lula.