metropoles.com

Retirada de brasileiros da Faixa de Gaza exige autorização tripla

Itamaraty negocia retirada de brasileiros da Faixa de Gaza, mas precisa do aval de autoridades do Egito, de Israel e do Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
A fumaça sobe quando o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel usou bombas de fósforo em seus ataques a áreas povoadas na Cidade de Gaza, Gaza, em 11 de outubro de 2023
1 de 1 A fumaça sobe quando o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel usou bombas de fósforo em seus ataques a áreas povoadas na Cidade de Gaza, Gaza, em 11 de outubro de 2023 - Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

O Itamaraty intensificou, nesta quarta-feira (11/10), a negociação com países do Oriente Médio para conseguir retirar brasileiros que pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza, diante da iminente invasão israelense ao território.

A logística já foi desenhada pelo Ministério das Relações Exteriores e prevê uso de ônibus que levará o grupo do norte da Faixa de Gaza ao ponto de passagem em Rafah, na fronteira com o Egito. De lá, eles seguirão para a capital Cairo.

A operação, porém, necessita do aval triplo de autoridades de Egito, Israel e do Hamas. “Operacionalmente tem que estar todo mundo na mesma página, para não haver riscos desnecessários”, ressalta uma graduada fonte do Itamaraty.

Segundo um diplomata ouvido pela coluna, a passagem de Rafah tem ficado fechada a maior parte do tempo, em razão dos bombardeiros. Por isso, a saída dos brasileiros tem que ser feita com o “conhecimento e concordância” de todos.

Como parte dessa negociação, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, conversou por telefone nesta quarta com o chanceler egípcio. Até agora, cerca de 30 brasileiros pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza, sendo sete famílias e 16 menores de idade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?