metropoles.com

Republicanos ajuda Lula a adiar instalação da CPMI do 8 de janeiro

Líder do Republicanos na Câmara se posicionou a favor de adiar sessão do Congresso em que requerimento de instalação da CPMI seria lido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Bolsonaro/Twitter
Reunião de líderes sobre sessão do Congresso
1 de 1 Reunião de líderes sobre sessão do Congresso - Foto: Eduardo Bolsonaro/Twitter

Embora se declare como “independente” no Congresso Nacional, o Republicanos, partido ligado à Igreja Universal, tem feito cada dia mais acenos ao governo Lula.

Nesta terça-feira (18/4), o líder da sigla na Câmara, Hugo Motta (PB), se posicionou a favor de adiar a sessão do Congresso em que seria lido o requerimento de instalação da CPMI do 8 de janeiro.

A posição foi externada pelo líder durante reunião com o presidente do Senado na qual Rodrigo Pacheco (PSD-MG) confirmou o adiamento da sessão para 26 de abril, a pedido de líderes da base.

Com o adiamento, o Planalto ganhou mais uma semana para convencer deputados e senadores a retirar assinaturas do requerimento e enterrar de vez a investigação sobre as invasões dos Três Poderes no início de janeiro.

Republicanos no alvo

Parlamentares favoráveis à CPMI dizem que o Republicanos é o principal alvo do governo para retirada das assinaturas. A avaliação é de que o gesto do líder foi um sinal de alinhamento ao governo nesse tema.

A oposição diz que há cerca de 20 assinaturas de deputados e senadores do Republicanos no requerimento. O governo precisaria convencer cerca de 30 parlamentares para minguar a instalação do colegiado.

Hoje, o Republicanos é oficialmente independente. O presidente da legenda, deputado Marcos Pereira (SP), diz que não há chances de a sigla mudar de posição e virar base do governo.

Procurado, o líder do Republicanos disse que não iria comentar.

Governo de olho no PSD

Outro partido que o Planalto recorreu para enterrar a CPMI é o PSD. Parte da bancada da legenda assinou o requerimento. A diferença é que a sigla já tem 3 ministros no governo e é considerada base de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?